César Veneziani

UE - Hoje entrevistamos Cesar Veneziani, autor do livro Asas, editado por nós. Ressalto que é um prazer estar com você, Veneziani!

UE - 1. Há quanto tempo você é escritor?
CV - O “ser escritor” implica em admitir uma série de pressupostos... Como amador, escrevo regularmente há uns 4 ou 5 anos, mas sempre me interessei por literatura. Este interesse me fez buscar cursos, ler muito e sempre procurar aprender para escrever num bom nível. Não creio que isso me torne um escritor!

UE - 2. Quando e como você descobriu esse talento?
CV - Sempre gostei de escrever, sempre tive alguma facilidade pra me expressar por escrito, mas nunca tive a necessidade de tornar essa aptidão (não diria talento!) mais efetiva. De 2005 pra cá sim. Uma série de acontecimentos em minha vida pessoal me fizeram buscar certas necessidades que sempre se mantiveram encubadas e que eclodiram a esse tempo. Depois cursos, saraus e participações em eventos me levaram a ganhar experiência.

UE - 3. O que te atrai na profissão de escritor?
CV - Bem que eu gostaria de exercer a profissão de escritor... Como poeta amador, o que me atrai a seguir sempre mostrando meus poemas é sentir a reação do leitor. Quanto mais manifestações favoráveis percebo, mais indicativos tenho de que estou no caminho certo!

UE - 4. Possui outra atividade profissional?
CV - Sou Operador de Reator Nuclear no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear. O IPEN fica no campus da Universidade de São Paulo. Infelizmente poesia, mesmo para os profissionais da área, aqui no Brasil não garante o sustento de ninguém!

UE - 5. Já disse que traz um traço feminino em sua obra, acredita nisso?
CV - Acredito sim. Meu “eu lírico” traz uma certa sensibilidade que leva em conta o universo feminino. Consigo atingir esse universo através de um olhar diferenciado.

UE - 6. Você tem um estilo, uma tendência em seus textos? Possui um público alvo?
CV - Bem, como o ato da escrita em mim é relativamente recente, ainda não consegui formar um estilo, mas ultimamente tenho buscado trabalhar melhor ritmo e sonoridade em meus versos. Busco juntar as semelhanças de som e sentido nas palavras pra que elas bailem por si só em meus poemas.

UE - 7. Foi difícil publicar?
CV - A decisão de publicar foi difícil sim. Escolher o que ia ser publicado também. Mas o trabalho desenvolvido pela Utopia Editora foi impecável, exemplar e extremamente profissional, o que garantiu ao livro pontos muito favoráveis nos quesitos de responsabilidade editorial e gráfico. Sou muito grato!

UE - 8. Tenta passar alguma ideologia em sua obra?
CV - Não, nenhuma. É apenas a manifestação da minha forma de perceber coisas e de colocar no papel essa percepção, nada mais.

UE - 9. Como é feita a divulgação de seus livros?
CV - Pela internet através de blogs, comunidades, listas de discussão e fora do mundo virtual através de participação em saraus e eventos culturais.

UE - 10. Escritores de São Paulo recebem algum tipo de incentivo (financeiro ou publicitário) de governo, de empresas privadas ou da imprensa?
CV - Bem, existe sim, mas através de projetos de incentivo que eu nunca busquei. Não me dou muito bem com burocracia. Esses projetos envolvem processos e mexer com essas coisas sempre me atemoriza!

UE - 11. Qual a aceitação dos leitores com relação à suas obras?
CV - Felizmente tenho um retorno bastante bom em relação ao livro que já conseguiu uma venda expressiva. O resto dos meus poemas também tem conseguido uma receptividade bastante boa no blog, nas comunidades que participo na internet e nos saraus e eventos onde os apresento.

UE - 12. Quais são os seus planos para o futuro?
CV - Estudar sempre e ler muito pra evoluir no que escrevo. Eventualmente em uns 2 anos, caso a produção até lá resulte em material suficiente, publicar um segundo livro!

UE - 13. Cite alguns escritores de sua geração que admira.
CV - Bem, impossível não citar Leminski. Outro que considero gênio, mas que ainda está por ser descoberto, inclusive pela mídia, é Múcio de Lima Góes.

UE - 14. Como adquirir seu livro?
CV - Através de contato pessoal pelo endereço de email clvenezi@hotmail.com

UE - 15. Obrigada, mais uma vez, meu caro! É prazer e honra tê-lo como parceiro!